Sugestão de Leitura | PWN Lisbon Dream Day quer redefinir liderança com foco no impacto social
Na antevisão do evento anual da PWN Lisbon, que decorre já esta sexta-feira, 21 de novembro, a nossa presidente, Paula Perfeito, sentou-se com a PME Magazine Portugal.Mundo.Empresas, Media Partner no Dream Day, para perspetivar o dia em que se falará de “redefinir a liderança com foco no impacto social”
A PWN Lisbon prepara-se para reunir líderes, gestores e especialistas para mais uma edição do Dream Day, este ano dedicado ao tema “Liderança Transformacional: Ambição pessoal com impacto social duradouro”.
O encontro, marcado para a próxima sexta-feira, no SUD Lisboa Hall, propõe uma reflexão sobre a forma como as lideranças empresariais e institucionais encaram a ambição, o sucesso e o papel social das organizações.
Em resposta à PME Magazine, a presidente da PWN Lisbon, Paula Perfeito, sublinha que o objetivo passa por “redefinir radicalmente o sucesso profissional, a partir da ideia de que ser líder (na verdadeira aceção do termo) significa ter uma ambição individual que conceba e produza impacto social duradouro”.
“É nesse ponto de convergência que a liderança transformacional se torna crítica: permitir que cada líder produza um legado positivo e duradouro”, afirma.
14 anos de impacto: estudo revela contributo da rede
Durante o evento será apresentado o Estudo de Impacto da PWN Lisbon, que analisa os últimos 14 anos de atividade da rede. Os resultados mostram um contributo “significativo” para o desenvolvimento pessoal e profissional das suas membros e alumni, nomeadamente na ambição, competências de liderança, transformação de carreira e networking.
O estudo reforça ainda o papel da PWN Lisbon na promoção da diversidade, da inclusão e da liderança feminina, validando a sua relevância enquanto agente transformador no ecossistema empresarial português.
Assim, a PWN Lisbon pretende “continuar a criar este impacto, em regime de complementaridade com vários outros stakeholders que na nossa sociedade, no país e no mundo, têm a mesma estratégia de esperança que a nossa missão preconiza”.
A organização quer aprofundar o diálogo com empresas, academia, setor público, startups e economia social, envolvendo líderes de diferentes perfis, idades e origens culturais.
Liderança para complexos desafios
Num contexto marcado por volatilidade geopolítica, desafios tecnológicos e reconfiguração das profissões, a PWN Lisbon defende que as organizações precisam de modelos de liderança mais humanos, colaborativos e sustentáveis.
Para Paula Perfeito, a qualidade da liderança revela-se “na fricção com os grandes desafios do tempo”, da inteligência artificial às mudanças culturais aceleradas.
A resposta, diz, passa por abordagens sistémicas, decisões orientadas por dados, transparência, comunicação empática e aprendizagem contínua. O impacto dos líderes, sublinha, será cada vez mais medido pela cultura que criam e pela sua capacidade de gerar sinergias entre setores.
A PWN Lisbon promete continuar a impulsionar este movimento através de programas de formação, iniciativas de networking e parcerias estratégicas, com o compromisso de consolidar lideranças “alicerçadas na diversidade, igualdade e inclusão”.
O PWN Lisbon Dream Day 2025 realiza-se no SUD Lisboa Hall (Pavilhão Poente, junto ao MAAT) e pretende afirmar-se como um espaço de reflexão e ação para líderes que procuram alinhar ambição, propósito e impacto social.
Este artigo faz parte de uma parceria editorial estabelecida entre a PME Magazine e a PWN Lisbon.
Leia este e outros artigos de referência aqui.