Sugestão de leitura | O tempo necessário
Por Inês Simas, Mentee da 13ª edição do Programa de Mentoria da PWN Lisbon 2024/25 e CEO do Departamento de Marketing Portugal
Intitulado "O tempo necessário", o artigo reflete a importância de termos tempo para pensar, construir networking e para refletir sobre os nossos caminhos, seguindo uma metáfora interessante, a de Chronos e Kairós — dois conceitos gregos de tempo.
Não temos tempo porque estamos sempre ocupados, e estamos sempre ocupados porque não temos tempo para parar. Corremos de tarefa em tarefa, entre e-mails, reuniões e responsabilidades que se acumulam. E quando finalmente temos um intervalo… não conseguimos deixar de “estar ligados à ficha” e preenchemo-lo com mais uma notificação, mais um scroll, mais uma tarefa.
Há um tempo que não aparece na agenda — e é esse que mais falta nos faz. O tempo de parar para pensar. O tempo de conversar com alguém que nos faz ver mais e melhor. Foi este tempo que encontrei na 13ª edição do programa de mentoria da PWN Lisbon.
No decorrer do último ano, tive o privilégio de ser mentee e de partilhar esse espaço com a minha querida mentora, Maria Antónia Torres. Desde o primeiro encontro a nossa ligação foi imediata. Já me tinham dito que a PWN é famosa por fazer bom matches. Confirmo.
A minha mentora tem muita experiência e sabedoria, tem razão e coração, mas o que mais destaco é a forma como se dedicou a mim e me fez sentir incondicionalmente apoiada.
Na última vez que estivemos juntas, trocámos a habitual sessão de trabalho por um jantar. Foi um momento de celebração e balanço. Disse-lhe algo que, para mim, simboliza toda a nossa jornada: “Tu não tens relógio”. Nunca desmarcámos um encontro, nunca fomos interrompidas, nunca a vi a olhar para o telemóvel. Nunca houve pressa. A Maria sorriu, agradeceu o que segundo ela “foi um grande elogio” e falou-me de Chronos e Kairós — os dois conceitos gregos de tempo.
O Chronos, o tempo do relógio, das agendas, dos prazos. E o Kairós, o tempo da oportunidade certa, da presença plena, do significado. Tivemos, de facto, o tempo do Kairós. Tivemos sempre o tempo necessário. Um conceito que ficará comigo para sempre e que hoje aqui quero amplificar pois considero uma tomada de consciência de extrema utilidade.
A mentoria é uma pausa poderosa e intencional. Uma pausa ativa, onde se cria espaço para parar, pensar, sentir e escolher. É um convite a viver e a liderar com intenção. A mentoria dá-nos esse tempo necessário para observar de fora o que muitas vezes, de dentro, parece apenas confusão. Dá-nos clareza. Dá-nos direção.
Sabem aquela famosa frase de “Se não sabes para onde vais, qualquer caminho serve”? Eu costumava viver bem com ela. Agora, após a mentoria ganhei a capacidade de decidir com intenção e isso muda tudo.
A PWN Lisbon oferece-nos, precisamente, esse espaço de Kairós. Um lugar onde o tempo é investido — não gasto. Onde mentores e mentees se encontram com o compromisso silencioso de estarem presentes. Onde se constrói, com paciência e profundidade, o futuro de muitas mulheres e, por consequência, de muitas organizações.
Ser mentora ou mentor é dar tempo. Recebê-lo é um privilégio. E esta relação transforma não só a mentee, mas também quem orienta. Ambas saimos do Chronos e entramos, mesmo que só por instantes, no Kairós.
O tempo necessário não é o tempo que sobra — é o tempo que se escolhe dar.
À Isabel Corte Real muito obrigada por me teres apresentado a PWN, num já distante, mas talvez intencional pequeno-almoço. Desde então não paro de me surpreender com a organização e equipa da PWN. E por isso não consigo não passar a palavra.
A todas as pessoas envolvidas no programa de mentoria da PWN Lisbon — obrigada pela vossa dedicação, critério e sensibilidade. Nota-se em todos os detalhes.
À Maria, muito obrigada por tudo. Seguimos juntas, sem relógios.
E a si, deixo uma palavra final: se nunca participou num programa de mentoria, encontre o tempo necessário. Dê ou peça tempo. Porque o que encontra no processo vale mais do que qualquer relógio.
Este artigo faz parte de uma parceria editorial estabelecida entre a PME Magazine e a PWN Lisbon.
Leia este e outros artigos de referencia, aqui.