IJ
Isabel Jonet
Banco Alimentar Contra a Fome (Lisboa)
Presidente
Licenciada em Economia, em 1982, pela UCP. Casada, 5 filhos. Presidente da Federação Portuguesa dos Bancos Alimentares Contra a Fome e do Banco Alimentar Contra a Fome de Lisboa.
Presidiu à Federação Europeia dos Bancos Alimentares durante 5 anos (2012-2017), em regime de voluntariado.
Empreendedora social, concebeu um modelo de gestão para organizações não lucrativas, baseado na eficiência dos processos, que permitiu a criação de 21 Bancos Alimentares portugueses e é hoje replicado em diversos países da Europa, Angola, Cabo Verde, Venezuela, entre outros. Fundou, em 2004, a ENTRAJUDA, projeto inovador na área da solidariedade social, que visa dotar instituições de solidariedade social de instrumentos e recursos de gestão e de organização suscetíveis de aumentar a eficiência dos seus meios e a eficácia dos seus resultados e, nesse âmbito, concebeu a Bolsa do Voluntariado, o Banco de Bens e Equipamentos e a plataforma Dar e Receber.
Para dar uma resposta aos impactos sociais resultantes da pandemia da Covid19, concebeu e estruturou a Rede de Emergência Alimentar, que permitiu garantir o apoio alimentar a pessoas que ficaram sem emprego, sem possibilidade de trabalhar ou viram os seus rendimentos diminuídos.
Estruturou e lançou, em 2005, proclamado pelo Conselho da Europa como o Ano Europeu da Cidadania através da Educação, o programa Educar para a Cidadania dirigido a crianças e jovens, o qual, através do caso prático do Banco Alimentar, mostra a importância dos valores na formação e na educação. Diversos prémios e distinções.
Loading